Anais de 2020

Anais do XIV Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e V Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano

XIV Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e V Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano

  • Período de realização

    Devido ao contexto de pandemia a edição do XIV Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e V Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLHM), em 2020 se realiazou de forma online no período de 16 à 27 de novembro de 2020.

  • Objetivos

    Propiciar à comunidade acadêmica e às instituições de ensino do Brasil e do Exterior – envolvidas com a grande área de Linguística, Literatura e Arte, mais especificamente com os estudos de Línguas, Culturas, Literaturas e suas relações com o ensino e a pesquisa, no contexto latino-americano contemporâneo – um amplo espaço para o encontro entre pesquisadores e para proposições de ideias e de novos projetos em rede, contemplando a temática “Literatura, História e Memória: Texto, Crítica e Escritura na Contemporaneidade”.

  • Memórias

    Neste sentido deixamos aqui registrado as diversas memórias construídas durante este período.

Núcleo de Estudos Comparados e Pesquisas em Literatura, Cultura, História e Memória na América Latina – NuECP

O NuECP surgiu do anseio dos membros do Grupo de Pesquisa em Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens – (PPGL/UNIOESTE), Brasil), e demais colaboradores de outras IES, em promover e aprofundar, no nível acadêmico e artístico, discussões cuja perspectiva teórico-metodológica dialoga com estudos comparados em literatura, cultura, história e memória no contexto latino-americano.

  • Idealizadores e
  • Coordenadores
  • do NUECP

Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves - É Doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com pós-doutorado em Letras: Cultura e Contemporaneidade (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; pós-doutorado em Letras Neolatinas (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É líder do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens (CNPq). Membro efetivo da IASA - International American Studies Association. Coordenadora da Coleção Confluências da Literatura e Outras Áreas do Grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. Diretora Científica da Revista Línguas&Letras. Membro da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. Membro efetivo do GT Dramaturgia e Teatro (ANPOLL). Prof. Dr. Antonio Donizeti da Cruz - É Doutor em Literatura Brasileira (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), com pós-doutorado em Letras (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; pós-doutorado em Letras (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro efetivo do GT - Teoria do texto poético (ANPOLL) e Membro efetivo da IASA - International American Studies Association. Vice- Coordenador da Coleção Confluências da Literatura e Outras Áreas do Grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. Membro dos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Literatura Brasileira: sociedade e mito - UNIOESTE (vice líder); Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura UNIOESTE (pesquisador); Estudos de Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea UFG (pesquisador); LER: Leitura, Ensino, Recepção UNB. Bolsa Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária.