Apresentação

O XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano representa uma das ações das atividades do grupo de pesquisa: Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. O grupo articula as linhas de pesquisa: Linguagem literária e interfaces sociais: estudos comparados; Literatura, história e memória; Literatura, memória, cultura e ensino e Linguagens em contextos inclusivos e idiossincráticos. Estas linhas, por sua vez, ancoram atividades de pesquisa e ensino nos cursos de Letras e na Pós-Graduação em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, nível de Mestrado e Doutorado da UNIOESTE.

O Seminário fortaleceu-se em suas atividades, instigando projetos de pesquisa que integram docentes pesquisadores da Graduação, da Pós-Graduação, respectivos orientandos e membros da comunidade acadêmica e externa do Brasil e exterior. O Seminário constitui-se como evento permanente no Calendário Acadêmico das atividades científicas e culturais do Colegiado dos Cursos de Letras – Português/Inglês/Espanhol/Italiano e do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Em 2010, o evento passou a ser realizado bianualmente, reforçando o perfil de evento internacional, com participação de docentes, editores, artistas e escritores internacionais na organização, no conselho científico, na divulgação, publicação e distribuição de materiais em universidades e associações de escritores fora do país. Este evento tem como proposta propiciar espaços para discussões relacionadas a estudos de cultura e de culturas, literaturas, processos criativos, editorações, tradução e mercado editorial na América Latina, memória, identidades e alteridades, história e sociedade, ensino de línguas e de literaturas em processos formais e informais, pesquisa em educação e cultura. O evento também oportuniza espaços para exposições das produções literárias, artísticas, científicas e culturais de membros das Associações envolvidas (ADUC, ACL e outras).

Em 2013, o XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano contemplou em sua programação um conjunto de atividades científicas, artísticas e culturais tais como a realização de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, palestras, apresentações culturais, sessões livres denominadas diálogo entre leitores, escritores, tradutores e editores. A programação também contou com lançamentos de livros e debates permeados pelas confluências entre literatura, cultura e outros campos do saber.

Em 2015, o XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano seguiu marcando sua trajetória de interlocução entre pesquisadores nacionais e internacionais cujo escopo de pesquisa volta-se para a relação dialógica entre Literatura, História e Memória no contexto latino-americano compreendendo a pluralidade e a complexidade política e cultural deste lócus enunciativo.

Em 2017, o XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano assumiu uma nova configuração ao acolher o III Seminário Internacional e IV Congresso Nacional em Estudos da Linguagem; III Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação; II Congresso Internacional de Leitura e Literatura infantil e juvenil da Rede Paranaense de Leitura.

A temática Confluências entre Língua, Literatura, Cultura e outros campos do saber, que norteou a programação dos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2017, no âmbito da Unioeste, campus de Cascavel, objetivou propiciar à comunidade acadêmica e às instituições de ensino do Paraná e demais Estados do Brasil e do Exterior um amplo espaço para o encontro de pessoas e para o debate e proposições de ideias e de novos projetos.

Esperamos que as reflexões das/dos diversas/diversos pesquisadoras/pesquisadores aqui reunidas possibilitem aprendizado em nosso âmbito de atuação e desejamos a todas/todos uma excelente experiência de leitura e de diálogos acadêmicos na área de Letras, Linguística e Artes, mais especificamente com os estudos de Língua, Cultura, Literatura e suas relações com o ensino e a pesquisa no contexto latino-americano

Os organizadores

By Kaline Cavalheiro